quarta-feira, agosto 06, 2008

Ainda a Saga dos Hotéis do mato

Ainda a Saga do Hotéis do Mato
Fins dos anos sessenta do Século XX, obviamente.
Regressávamos, minha Mulher e eu, das filmagens de uma produção francesa em que ambos trabalháramos, e decidimos pernoitar em N’Dalatando, ao tempo Vila Salazar.
Já sabia por antigas e dolorosas experiências que iríamos dormir num mau hotel Mas enfim, seria apenas mais uma noite das muitas já ”sofridas”.
Antes de nos instaalarmos, fui cumprimentar o Governador, já meu conhecido dos tempos de Administrador, que na ocasião me recomendou um novo Hotel, recém inaugurado.
Assim procurei o estabelecimento onde um criado me indicou um Bar do outro lado da rua, onde estaria a proprietária.
A senhora com ar enfastiado entregou-me uma chave, e recambiou-me para o outro lado da Rua.
A primeira coisa que fizemos foi dirigirmo-nos à casa de banho, para nos livrarmos da muita poeira acumulada durante as centenas de quilómetros percorridos.
Para surpresa nossa só havia uma toalha de rosto e mais nada.
Esquecimento, pensei, fruto da inexperiência. Mandei o rapaz pedir as toalhas de banho à senhora.
Não se demorou nada em trazer-me a resposta :” a senhora diz que já tem lá toalha”.
Passei-me dos carretos e com a disposição que seria de esperar de quem trazia nas costas centenas de quilómetros, e em todo o corpo quilos de poeira, ,peguei na toalha, e entrei pelo Bar dentro quase gritando: “então a senhora acha que esta toalha chega para tomar
banho ?” e a senhora em tom persuasivo: “para um casal…”
Compreendi tudo; era uma “hoteleira do mato”.
Energicamente, exigi as indispensáveis toalhas. Uma ligeira pausa, e numa voz entre condescendent e resignada, diz ao rapaz; “bem, dá lá as toalhas”
No dia seguinte terá contado ao marido “imagina tu que ontem…”,





,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hoteis bons que o Sr. gostava sei eu : Terminus , Grande Hotel da Huíla , e outros.
Zé António

7:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home