segunda-feira, outubro 17, 2005

A CEGARREGA

Em Angola, durante o Cacimbo, entre Maio e Setembro, é a época das “queimadas” que o povo faz para limpar o mato e ter onde fazer as suas lavras . É assim em Angola, em Moçambique, na Beira Baixa, ou no Quénia. Lá, fazem-se por razões de sobrevivência.
Cá por pura malvadez ou, pior ainda, a mando de ocultos interesses. Lá não se faz prevenção. Por cá, também não. Por lá, deixa-se arder, não há outro remédio. Por cá tenta-se apagar, ou simplesmente circunscrever e deixar arder a área até ao fim. Por lá o fogo não chega às casas, por cá sim. Por lá “apenas” às cubatas, no dia seguinte fazem outra. Por cá leva-se anos a reconstruir – quando se reconstroi - Depois procuram-se os autores, este ano já foi encontrada mais de uma centena de presumíveis incendiários. Quando? Durante e depois dos fogos extintos...enquanto noutros locais outros fogos são ateados., em: Bragança, Guarda, Santarém, Angola ou no Quénia. Tudo isto é por demais sabido, debatido e explorado até à exaustão pelos media.. Porquê então esta tão longa e talvez inútil prosa ? Apenas porque há alguns dias ouvi
creio que ao Dr. Rui Rio dizer que no próximo ano, não será assim Vai-se levar a sério a Prevenção, com limpeza das matas, etc. Eu não duvido um instante sequer da sinceridade, do convencimento do Presidente da Câmara do Porto. Aliás já tenho longa prática em acreditar nestas declarações. Desde, ora vejamos: quantas vezes já mudamos de Governo nos últimos
vinte anos ? Tantas vezes quantas foram feitas as promessas agora veiculadas pelo Dr. Rui Rio de cuja sinceridade nem por um momento duvido. Mas o certo é que cada vez arde mais floresta, e eu chego a pensar que estarei enganado quanto à real dimensão do meu País. Sem querer ser catastrofista, antevejo o dia em que já não haja um ramo de árvore para arder. Então que farão os pirómanos na sua reconhecida loucura? Temo pela minha Tríbu , os Silvas, os Nogueiras. os Oliveiras e, principalmente os Pinheiros. Mas agora estou mais descansado. As promessas do Dr. Rio e de outros políticos –que para mim são garantias – serão levadas a efeito antes da época dos fogos. Seja-me permitido abrir aqui um parêntesis. – ( Só agora reparo nesta tão simpática palavra: ÉPOCA: de Férias, de Banhos de Touradas, de Ópera e, agora também de Fogos. Tem lógica, os fogos são também grandiosos espectáculos, só que por vezes –vezes de mais - os espectadores estão por dentro.) Já se utilizaram militares no combate aos fogos, mas sempre durante a “época.” (quanto me custa escrever esta palavra!) Porque não utilizar os seus serviços na Prevenção ? os Sapadores seriam óptimos, Tenho visto em Lisboa alguns presos cortando a relva e os arbustos nas zonas ajardinadas. Não será possível que isso se faça na floresta, também com presos que a isso se prestem voluntariamente ?. Seria óptimo que uns e outros, militares e presos, fossem treinados pelos Bombeiros das zonas de risco. .Mas , ainda voltando às palavras do Dr- Rui Rio, aliás já ouvidas também, a outros políticos. Vão ser adquiridos não sei quantos aviões e helicópteros. Serão bem vindos, embora depois de mais de metade da casa roubada. E mais uma vez, para acudir ao “doente” em fase terminal, em vez de atacar o mal a tempo e horas. Espero ainda cá estar para o ano, para confirmar –ou não – o cumprimento de uma promessa por mais de vinte vezes repetida e que, se me não falha a debilitada memória, acabo de ouvir antes das eleições autárquicas. Mas isso não quer dizer nada. Espero.