sexta-feira, novembro 18, 2005

SAÚDE PÚBLICA

Mal acabei de escrever “Carapaças,” veio-me ao pensamento uma terrível frase da Médica no Hospital de SãoPaulo, face às criancinhas muribundas: “ têm tétano umbilical...não há quem olhe por isto...e não podemos fazer mais do que recolher os corpos dos que deixaram de sofrer” Esta frase na sua trágica verdade lembrou-me o que eu, algum tempo antes, tinha acompanhado. Um médico,(mais uma vez a minha memória) me encarregou de o acompanhar para fotografar algumas crianças nas quais estava a ser testado um tratamento contra uma doença que, (se bem escrevo) se chamava Corchiorcore. Pelo menos assim me soava ao ouvido e assim a pronuncio e escrevo. Tratava-se de uma despigmentação que por vezes atingia grandes partes do corpo, sendo as mais visíveis as do rosto e do pescoço. Pelo menos foram as que mais pude ver. Então a minha colaboração constava tão simplesmente de fotografar as crianças doentes, nos Muceques de Luanda ou nas imediações de Catete a cerca de setenta quilómetros da Cidade. Voltava a fotografá-las um mês depois e constatava com admiração as manchas de despigmentação haviam desaparecido completamente. Que “mezinha”, que tratamento milagroso que em tão pouco tempo produzira resultados tão evidentes ? Pois muito simplesmente uma porção diária de LEITE. O Estudo fora concludente, mas mais uma vez... "não houve quem olhasse por isto".
Ao longo dos muitos anos em que percorri Angola de lés a lés continuei a ver crianças e mesmo adultos com manchas de despigmentação. Foi nos povos do Sul, os mais pobres e os mais afastados das zonas mais habitadas ( ia escrever, mais civilizadas) que não encontrei casos de despigmentação. Ali a base de alimentação era o leite e o "iogurte" primitivo. Viviam da pastorícia e não abatia os seus bois que eram a sua riqueza. Finalmente encontrara neste Mundo um sítio e umas pessoas a quem a Riqueza não fazia subir o Colestrol.