sábado, dezembro 02, 2006

Martelo Pneumá... perdão, Pedagógico


Acabo de ver um programa televisivo altamente pedagógico. Uma instituição possuidora de carros velhos, dirigida por um “pedagogo” que dá uma entrevista em que explica que o que se vai passar destina-se a pessoas que precisam transvazar as raivas, dar largas à adrenalina, recuperar a tranquilidade, por ventura perdida. Tudo está tecnicamente preparado. Todos os cuidados são garantidos: distribuem-se capacetes, coletes, luvas e óculos de protecção. Todos devidamente acautelados recebem grandes martelos e, à voz de comando rompem em gritos selvagens e, lançam-se numa correria desesperada sobre alguns carros Saltam, pulam, martelam, destroem ao som de uma música muito alta e com um ritmo acelerado ( Rap ?) Não eram crianças, tão pouco, adolescentes: eram adultos, homens de “barba na cara”, aparentemente normais. Não sei quanto teriam pago por aqueles momentos de feliz ferocidade. Mas penso que pelo contrário, deveriam ser recompensados pela lição que deram a tantos jovens dos Bairros Problema,. Abandonados à sua sorte, carentes de carinhos, distracções, de actividades lúdicas, descambam muitas vezes na delinquência, no crime.. E já agora, seja-me permitida uma sugestão: já que o material é com certeza caro, porque não distribuir capacetes, óculos, coletes, luvas e, mais importante ainda,botas,porque andando normalmente descalços poderiam ferir-se nos parabrisas estilhaçados. Dispensar-se-iam os martelos. As pedras estão mais ao alcance e são produtos naturais, ecológicos. Quanto à matéria prima não creio que viesse a haver problema. cidade está repleta de carros das mais diversas marcas, e até topos de Gama. Era só escolher aquele que desejariam ter...e não têm.

O Bolo de Chocolate

É do mesmo programa mas muito menos pedagógica. Digamos que se trata de Doçaria Biológica. Pelo que me foi dado ver, tratava-se de derramar chocolate líquido sobre o corpo semi desnudo de uma jovem, pincelá-la docemente com uma trincha e ir debitando uns quantos conselhos sobre a forma de conservar a pele jovem. Parece que o chocolate é bom para isso. Convenhamos que sim. Mas os nossos pensamentos são ágeis e só não são como as cerejas porque dessas já as palavras se apropriaram. Mas também surgem uns trás dos outros. Estrapolando da estética para a doçaria ou pastelaria: sempre foram apreciados os bolos com recheio de chocolate ou com cobertura do mesmo. Mas o caso vertente traz um dilema de difícil solução, pelo menos antes de provar. O que será melhor, a cobertura ou o recheio. Naturalmente que para chegar a este é preciso primeiro degustar aquele. Por mim, escolhia desde já o Recheio. Mas se calhar, quando chegasse a este já a cobertura me tinha esgotado o apetite.
“Ele, há coisas nesta Vida...”

4 Comments:

Blogger Paulo said...

Bom blogue.
Obrigado
Paulo

1:04 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Encontrei, com satisfação, o seu blog.
Sou sobrinho-neto de Tarquínio Vieira e tenho, desta "longínqua" Ponte de Lima, tentado refazer o percurso artístico desse actor que, como sabe, também entrou no Bocage.
Se dele guardar memória(s) agradeço o favor de, se possível, a(s) partilhar.

Grato
José Sousa Vieira

10:12 da tarde  
Blogger José Sousa Vieira said...

Com respeito e admiração - entretanto fui lendo alguns dos seus textos de recordação política - volto para lhe transmitir o meu contacto mail: josesousavieira@sapo.pt

Saudações
J. Vieira

10:33 da tarde  
Blogger zé lérias (?) said...

Bons apontamentos estes sobre o que se passa nas n/tvs.
Bom fim de semana.

1:49 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home