segunda-feira, janeiro 23, 2006

O dia seguinte

Arrepiante foi um sonho que tive
numa noite após grande carraspana.
Sonhei que o grande Gama ainda vive,
tendo passado há muito a Taprobana,
erguera perante mim a hirsuta fronte,
inquirindo com voz alta e glacial:
"Quem ousou dar meu nome a mísera ponte
que não passa sequer além Seixal?
Eu, que vencendo os Mares a Índia atinjo,
não deixarei esmagar a minha saga
por qualquer pato-bravo do Montijo.
E eu digo em voz que o temor quase apaga:
"Foi um senhor audaz e persistente,
feio de cara, e pior de voz,
foi ontem mesmo eleito Presidente.
E agora, o que vai ser de Nós?
E diz o Gama em voz tonitroante.
"Livrar-vos –hei de futuro tão medonho:
num golpe de montante eu o escavaco".
Foi então que acordei do meu sonho,
e já lúcido... encarei o buraco