sexta-feira, março 10, 2006

O Barriguinhas

Escrevo esta história quase como uma penitência. Não me lembro do nome, ou talvez nunca o tivesse sabido. Já lá vão mais de setenta anos. Numa pequena Leitaria da Rua dos Remédios a Alfama, o meu Bairro, juntávamo-nos - um grupo de adolescentes conversando e discutindo tudo o que era permido discutir naquele tempo, isto é: futebol. Todos nos conhecíamos bem, todos tínhamos nascido no Bairro. As discussões,por vezes acesas, sempre acabavam em bem, se algum ficava mais azedo, no dia seguinte já tudo tinha passado e voltávamos de novo ao futebol e a nova discussão. Entre nós havia um moço franzino, julgo que tipógrafo, muito magrinho mas que tinha uma barriginha ( não tinha infrastrutura para uma maior ) muito pronunciada que parecia ir, não com ele mas à frente dele. No nosso Bairro todo aquele que se distiguisse por qualquer caractarística particular tinha um alcunha. Este era o "Barriguinhaa." que ele alás aceitava muito bem. Uma noite igual às outras travava-se uma discussão... igual às outras: o incontornável futebol. Gostava de futebol como era indispensável para ser creditado naqueles "cenáculos". Mas não era um fanático, e preferia levar tudo na bincadeira e acirrar os ânimos, troçando do facciosismo dos outros. Pois numa noite, como disse, o "Barriguinhas se volta para mim e diz: "mas tu não vês que"... eu interropi-o: "tu não, o Senhor." Ele olha para mim, cala-se e vira-me as costas. Continuei a conversa sempre no mesmo tom de brincadeira com uns e outros, inclusive com o Barriguinhas que continuou a ignorar-me soberanamente. Os dias passavam e a atitude do Barriguinhas matinha-se inalterável. Parecia olhar através de mim para o "lado de lá". Bem me esforçava eu para reverter a situação: "vejam vocês este parvo que não entende uma brincadeira". E as coisas continuaram do mesmo jeito até que eu me rendi e deixei de lhe falar também. Os anos passram e de vez em quando lembráva-me da estupidez do Barriguinhas, até que há pouco tempo - mais de setenta anos decorridos -falando com minha Filha, ela me fez ver o caso de um outro ângulo: o Barriguinas talvez tenha sido pouco inteligente ao interpretar mal a minha brincadeira, tomou o caso a sério, e julgando-se ofendido, ferido na sua dignidade, demonstrou uma grande firmeza de caracter. E eu? Como é que eu saio disto? De certo a minha inteligência também não terá dado grande conta de si. Desculpa lá, onde quer que estejas, Barriguinhas.