domingo, abril 27, 2008

os passeios

Os passeios para peões,
e a sua transformação em
parque de estacionamento


Vou chamar-lhes “postaletes“ por analogia com o nome dado a peças semelhantes usadas no Estúdio da Tobis nos anos 30/ 40 do Século passado. Mas, realmente, este termo não existe no léxico português. Não existe a palavra mas existe o objecto fixado em tudo quanto é passeio na cidade de Lisboa para impedir o estacionamento ilícito de automóveis.
Agora, tornado extensivo à “Cidade” de Sacavém..
Há vários anos que decorre a obra de alargamento, da Avenida Estado da Índia, agora quase terminada; funcional e embelezada com árvores e iluminação adequada.
Os passeios são larguíssimos, óptimos para os velhos que, apoiados nas nossas bengalas os poderíamos desfrutar se antes os inevitáveis automóveis, desrespeitando a Lei os não entupissem completamente como é tradicional neste país.
Porém o Legislador não acreditando na eficácia da própria lei que assinou, terá feito incluir no caderno de encargos da obra a instalação dos postaletes que já bordejam, todos os passeios da Avenida.
Então onde foram os pobres automobilistas arrumar os seus bólidos se lhes interditam fisicamente, um espaço que antes a Lei se mostrou incapaz de proteger ? Nalgum local terá sido. Porque não deixar pois, os passeios livres dos “postaletes” tornados símbolo da inutilidade da Lei, e estabelecer fortes multas para os prevaricadores que, afinal sempre encontraram outros locais de estacionamento.
Não pretendo ser apologista da repressão, mas quando certas criaturas motorizadas não hesitam em obrigar os peões a sair perigosamente dos “seus passeios”, até uma boa multa poderia ter efeito pedagógico.


.
.