terça-feira, janeiro 24, 2006

A pobrezinha

No princípio dos anos 80 comprei um blusão tipo "jean" que passei a usar quase permanentemente com umas calças da mesma marca. Só que tinha mais do que um par de calças, e o blusão era filho único pelo que a dado tempo já estava um tanto fanado. Mas eu não dava por isso. Ora uma tarde, ao regressar do trabalho, subindo as escadas do Metropolitano no Areeiro, vi uma pedinte sentada nos degraus. Tinha um ar limpo e arrumado parecendo mais do tipo "pobreza envergonhada". Tirei umas moedas do bolso e tentei dar-lhas. Eis que ela levanta os olhos, encara-me e afastando as moedas diz-me: "são para o senhor, são para o senhor", Fiquei meio atoleimado,insisti para que ficasse com as moedas e segui o meu caminho. Mas olhei para o meu blusão e reparei que estava já muito desfiado nos punhos e nos bolsos além da cor desbotada; acho que parecia mesmo um mendigo, ou, pelo menos um desmazelado. Nunca mais o vesti. Mas como a minha Mulher não se desfaz de nada ( conserva-me há mais de 56 anos ) também o blusão anda por aí pendurado em qualquer canto. Mas com a crise que se anuncia, talvez venha a ter de o vestir... e arriscar-me a ficar rico. Quem sabe!!!