terça-feira, janeiro 16, 2007

AS MEDIDAS DO BÉBÉ



Altura ---1,80
Peso ----- 90 kº
(( à nascença))
Acabo de ver na TV uma reportagem no Jardim Zoológico de Lisboa sobre o nascimento de um bébé girafa com as medidas que indico acima . Pobre mãe girafa!. Mas sirva-lhe de consolo saber que guardou no seu ventre durante catorze meses um bèbé excepcional, pois normalmente têm à nascença menos de um metro e setenta. É uma "angolensis", porque se tivesse nascido filha de um "camelopardalis", poderia ser objecto de maledicência. Alguém poderia estranhar e querer saber qual o contributo do "camelo e do pardal para tão feliz evento. Mas eu prefiro a girafa "angolensis" a pesar de me ter visto "grego" para filmar girafas no Sul de Angola, mais precisamente na região do Luiana e no Leone, grandes extensões de mata de savana, com zonas quase desprovidas de árvores. Andámos muitos quilómetros de jeep, eu e o meu inestimável assistente Zé António. Ia connosco o Chefe de Posto daquela zona não só para nos indicar os prováveis locais onde as poderíamos encontrar, como para guiar-nos na volta. Não havia caminho algum traçado e, a corta-mato, ou se conhece bem a região ou é melhor ficar em casa. Vimos a primeira girafa, um magnífico exemplar, na orla da mata, a menos de cinquenta metros de nós. Avançámos com todo o cuidado, com o jeep a aproximar-se muito lentamente, até encurtar a distância para metade, Tendo o cuidado de não fazer o menor movimento nem ruído para além do do motor, que por ser sempre igual, sem altos e baixos não perturbava a tranquilidade do grande macho. Só que, por estar junto das primeiras árvores da mata, guardar uma imobilidade de estátua, e usar um excelente "camuflado", dificilmente se poderia ver no filme. Era preciso obrigá-la a mover-se, a descolar-se das árvores sem a espantar para que se não refugiasse na mata e teria sido trabalho perdido. Então, colocado numa posição cómoda, com a câmara apoiada e firme, esperei que o Chefe de Posto saísse muito lentamente do carro e se aproximasse até à "distância de segurança" por ela determinada. Mas estava tão calma que a dada altura, de cima do jeep, vj o homem "entrar em campo" com a girafa em fundo. Era um bom plano, uma boa imagem que não quis perder.. O nosso Amigo então parou, e ficaram olhando-se calmos Comecei a filmar e foi o ruído da câmara que a fez mexer e começar a andar,mas sem correr,felizmente para nós,. Foi um bom o plano, mas pobre; porque voltar para Luanda só com uma girafa filmada seria uma vergonha. Voltámos a procurar mais girafas, durante dois ou três dias, porque tínhamos recebido a informação da presença na zona de um grupo de sete ou oito. Levou-nos muitas horas de procura, mas finalmente tivemos o prémio do nosso esforço da, paciencia e...dores nos rins Não nos deixaram aproximar e meteram-se numa pequena mata, com toda a tranquilidade e lá foram tasquinhando os rebentos mais altos. de algumas árvores -, - as eleitas.- Como não era possível entrar com o jeep na mata,. achámos que teria de ser a pé., Seriam precisos cuidados redobrados, pois se ouvissem o menor ruído não catalogado era certo e sabido que se punham em fuga.. Mas nós tivemos o máximo cuidado, e como o vento corria de lá para cá, chegámos ao ponto queríamos. Quando pus o polegar no botão, vejo uma zebra...que também me viu a mim. Foi a debandada, as girafas nem souberam porquê, mas confiaram na zebra. E eu, depois de todo o esforço que fizéramos, fiquei com uns segundos de girafas paradas e outros tantos de rabos em fuga. Eu tenho pouca sorte com as zebras: Cerca de vinte anos antes, no Deserto de Moçâmedes, filmava num jeep uma manada de zebras numa velocidade maluca e pelos piores sítios que elas escolhiam e que para zebra são como alamedas .E o jeep virou, e a filmagem acabou. . Mas devo ser justo, não foram só as pobres zebras a estragar-me a caçada. Procurava filmar alguns elefantes no Sul de Angola, e a sorte não me sorria. Até que um dia, finalmente a sorte me visitou –isso julgava eu. Vi ao longe dois elefantes entretidos a arrancar folhagem das árvores. O local era bom mas ficava longe. Fui-me aproximando com os cuidados devidos. O vento soprava do lado bom. Os elefantes ouvem mal, por isso poderia chegar bastante perto em segurança.. Simplesmente, próximo, mas guardando respeitosa distância estava um rinoceronte, e essa espécie ouve bastante bem, e o "rino" raspou-se com uma velocidade que se não esperaria de tão corpulenta critura... e atrás foram os elefantes, mesmo sem saber porquê: "se aquele cavou, o melhor será fazermos o mesmo". Mais uma vez não tive sorte. .Mas não posso queixar-me. Outros momentos,- muitos,- me compensaram Só que é mais fácil lembrar os dissabores e considerar normal tudo o que nos corre bem. E ,mais uma vez me recordo do lema do meu Amigo Vasco Santana, perante algo desagradável:" é bom pr’à gente contar mais tarde!"
Somente desta vez não me fico com as más recordações, mas com as boas As girafas eram animais pacíficos, calmos e seguros da sua imunidade. Não passaria pela cabeça de ninguém ir caçar girafas. Isto para além de ser espécie protegida, por Lei e, acima de tudo, pela consciência das pessoas, essa sim, a mais eficiente das Leis.
E agora sou surpreendido,- dolorosamente surpreendido,- pela brutal notícia da irreversível
extinção da respécie. Como é isto possível.? ironicamente lembro-me das flores de papel., o homem substitui-se à Natureza.: as naturais podem acabar mas as de papel persistem.
Nasceu um bébé girafa no Jardim Zooógico de Lisboa. É bom saber que as girafas irão perdurar. Mas tragicamente...em Prisão Perpétua

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

a tua sensibilidade é tanta que transborda em cada palavras que escreves....
Beijo e um abração
isabel soares

5:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home